SERTÃO COMO IMAGEM E COMO IMAGINAÇÃO

 

Os  fotógrafos(as) que estão construindo um Sertão que lhes é próprio.

 

Este blog é o resultado de uma pesquisa  que propõe diagnosticar quem são os/as  fotógrafos/as que estão construindo um Sertão que lhes é próprio.

A proposta central é a de pensar sobre a existência real e imaginária de ideias convergentes e contraditórias sobre um espaço que habita  dentro de narrativas que combinam  misticismos, lutas políticas, indústria da seca, desenvolvimento, agronegócio.

Acreditamos ser importante lançar o olhar sobre esse Sertão, sem propor que exista uma forma ou uma imagem que seja mais real que as outras. Apenas observar os sertões pessoais. A imagem produzida por quem foi buscar o seu Sertão, desprovido de pautas jornalísticas, de campanha eleitoral ou de clientes ou empresas. Buscamos o Sertão íntimo.

Trata-se de um blog sobre fotografia e é essa linguagem que nos interessa.

A importância do conhecimento que será gerado com esta pesquisa consiste na observação do contraponto às representações socialmente enraizadas na sociedade brasileira no que diz respeito ao Sertão. A representação do Nordeste precisa ser questionada e reavaliada por aqueles que se colocam como vozes que falam para o Brasil e sobre este Brasil, que muitas vezes desconhecem.

Nos interessa fazer um levantamento sobre o que a fotografia tem para contribuir nesse debate. A pesquisa se propõe a levantar informações e disponibilizar à sociedade sobre esse outros olhares que não estão nas capas dos jornais ou nas matérias televisivas.

Seja muito bem vindo ao nosso blog :  http://casademaquinas.org/fotopesquisa/

Esta pesquisa está sendo desenvolvida pelos fotógrafos e pesquisadores:

Juliana Leitão e Daniel Meirinho

 

Deixe seu comentário