UM BOCADINHO DE VIVER EM PORTUGAL

Sou Anna Maria Salustiano, nascida na cidade de Limoeiro, interior de Pernambuco, jornalista pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE-Brasil, professora, aprendiz, estudante de Doutoramento, na Universidade Lusófona, em Lisboa

 

 

Por Anna Salustiano

 

 

O silêncio e a paz que o Jardim Buddha Eden, em Portugal, nos traz

 

Para quem busca paz, tranquilidade, contemplação, o *Jardim Budda Eden, localizado há 70 km de Lisboa estabelece uma ligação consolidada entre o mundo físico e espiritual, entre as nossas reflexões e a nossa pequenez diante das estátuas gigantes, que vemos ao longo da nossa caminhada.

Ao colocarmos os pés na calçada, quem nos dá as boas vindas são enormes palmeiras e flores liláses, cores que nos remetem a leveza do que veremos mais adiante. Logo ali, é possível enxergar a imensidão do local, através da grandeza e do estar constantemente em obras, como nós, que estamos o tempo inteiro nos fazendo e refazendo, nessa perspectiva de melhoramento no processo evolutivo.

E é justamente nesses processos de composição que a enorme quinta de vinhos, que recebe o nome de Loridos, reserva aproximadamente 35 hectares para este jardim, que carrega consigo a mensagem principal do respeito em relação à diversidade religiosa, por contemplar imagens de Buda, da cultura asiática e esculturas africanas destinadas ao povo de shona do Zimbábue, que acredita que cada pedra é detentora de um espírito e que aquele irá influenciar a maneira como a escultura virará pedra.

Quase impossível passar nos lagos com as águas transparentes e não parar para ver os peixes e os patos realizarem suas peripécias e ali mesmo, reconstituírem-se como espécie. Mais para frente um pouco, já é possível enxergarmos a grandeza das estátuas dos budas dourados cercados por escadarias, nos lembrando que para chegar perto e registrar aquele momento numa imagem, é necessário esforço.

Um lugar em que as culturas oriental, asiática e africana elaboram diálogos num profundo silêncio, meditação e exercício de respiração que faz bem a qualquer um.

 

*O Bacalhôa Buddha Eden, no Bombarral, em Portugal é uma propriedade de José Berardo e nasceu como um “protesto”, diante da destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, no Afeganistão, após um ataque terrorista, no ano de 2001.

 

Serviço: O maior jardim oriental da Europa está localizado na Quinta dos Loridos, Rua da Quinta, em Bombarral. Aberto todos os dias, das 9h às 18h, exceto em: 1 de janeiro e 25 de dezembro. Os ingressos custam 4 € e crianças até 12 anos, não pagam.

 

Texto : Anna Salustino/Especial para AgênciaJCMazella

Foto reprodução: Anna Salustiano/Especial para AgênciaJCMazella

 

Parceria: https://o-tuga.com/

Deixe seu comentário