UM BOCADINHO DE VIVER EM PORTUGAL

Sou Anna Maria Salustiano, nascida na cidade de Limoeiro, interior de Pernambuco, jornalista pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE-Brasil, professora, aprendiz, estudante de Doutoramento, na Universidade Lusófona, em Lisboa.

 

 

Por Anna Salustino

 

Imagem síntese do destino humano transcendental?

Daquelas exposições que nos deixam inquieta, pensativa e cheia de ideias, talvez sejam esses alguns dos inúmeros propósitos das 14 têmperas sobre madeira do século XVI, expostas na Galeria Municipal do antigo banco de Portugal, em Setúbal.

A contemplação e a alegria tomaram conta da minha pequena estrutura corporal ao estar na frente, pela primeira vez, da imagem que eu tinha muita vontade de ver pessoalmente, chamada de: Ecce Homo. Das três versões conhecidas, a de Setúbal é a mais antiga com registros de datas que vão de 1315 a 1520.

A pintura nos traz a forma icônica com que o filho do Homem nos é apresentado, através de valores psicológicos (verdadeiro homem e Deus escondido na auréola divina que o emoldura face à flagelação que sofreu e a condenação à morte da multidão que exigiu a Pilatos, “Crucifica-o”), na mortalha branca que cobre e esconde o olhar. Esta imago devotionis, aparece com intuito de fazer com que reflitamos sobre os sofrimentos do Cristo para nos salvar, através de uma imagem que resume o destino humano transcendental, em que sua morte redentora, traria também, popularidade.

A exposição considerada como “obra prima” de um dos maiores pintores portugueses do século XVI, Jorge Afonso recebe como tema: “Tesouros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus” Peças arqueológicas e obras de arte sacra e arte contemporânea, incluindo o Retábulo da Capela-Mor da Igreja do Convento de Jesus, e pode ser vista na Galeria Municipal do antigo Banco de Portugal, em Setúbal.

Serviço:

Os interessados podem visitar a exposição permanente de
Terça a sexta-feira, das 11h às 14h e das 15h às 18h.
Aos sábados, das 10h às 13h e das 14h às 18h. E aos domingos, das 14h às 18h.

Preço
1,50 €
Gratuito: menores de 16 anos | + 65 anos | grupos escolares

Avenida Luísa Todi, 119. Setúbal

Outras informações: 913 213 920

 

Texto : Anna Salustino/Especial para AgênciaJCMazella

Foto reprodução: Anna Salustiano/Especial para AgênciaJCMazella

Parceria: https://o-tuga.com/

Deixe seu comentário